Busca no blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

O Dia online - Projeto nota 10

Jornalista, professor e especialista em educação e mídia

Rio - De 6 a 10 de março, será realizado em Barra do Piraí o 1º Festival Internacional Estudantil de Cine e Vídeo. O evento é um desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação que o município criou com o objetivo de estimular e incentivar entre os alunos das escolas da região – estaduais, municipais e particulares – a produção audiovisual.  Cerca de 300 jovens participaram das oficinas. O trabalho resultou na produção de 10 vídeos — criados, produzidos e finalizados pelos adolescentes — que participarão do Festival, concorrendo em diversas categorias. No blog do projeto, é possível conferir algumas notícias sobre eles e assistir a alguns vídeos.

É bem bacana observar o quanto um projeto como este é capaz de mobilizar alunos e professores. É verdade que por trás desta medida está a criação do Pólo Audiovisual de Barra do Piraí, uma política pública da prefeitura que pretende transformar o local, famoso por suas fazendas do Ciclo de Café, em locações para diversas produções, ampliando e favorecendo assim o mercado de trabalho dos cerca de 88 mil habitantes.

Sem nenhuma questão partidária, acredito que está aí uma política pública voltada para a geração de emprego que soube pensar a escola como aliada na constituição de jovens empreendedores, no caso de Barra do Piraí, na área de produção audiovisual. 

Não acompanhei de perto o desdobramento das oficinas nas instituições de ensino, mas, pelo que pude ler a respeito, os professores e os alunos souberam muito bem aproveitar a oportunidade. E tenho certeza de que a prática de aprender e ensinar não será mais a mesma nessas escolas, com esses professores. O que é muito bom!

Por Marcus Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário