Busca no blog

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Artigo de Roberto Monzo Filho: Cinema e transformação - Opinião - Jornal O Dia


Roberto Monzo Filho

Cinema e transformação

O Brasil tornou-se uma potência em futebol por ter um campo em cada esquina. Seremos uma potência em cinema quando tivermos uma oficina em cada escola

Jornal O DIA

Rio - Em 2009 iniciávamos um movimento em Barra do Piraí: as primeiras ações do recém-criado Polo Audiovisual foram a atração de uma produção (‘Cinco Vezes Machado’, de Jom Tob Azulay, minissérie exibida no Canal Brasil), a criação da Film Commission e a implantação do projeto ‘Luz, Câmera, Educação!’, seu braço educacional. Este último foi pensado com o objetivo de disseminar a cultura do audiovisual de forma a envolver toda a sociedade a partir da base, os jovens. Era estratégia de sustentabilidade, que pudesse garantir a continuidade do Polo independentemente de mudanças na política local. 
Através do projeto, estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental aprendem todo o processo de produção de um filme e, ao fim, produzem curta-metragem de ficção. Os filmes produzidos participam do Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, onde competem em oito categorias. O Festival conta ainda com a Mostra Competitiva Nacional, recebendo inscrições de escolas de todo o Brasil e selecionando os 10 finalistas ao prêmio de Melhor Filme Estudantil Nacional. 
Com essas e outras ações, Barra do Piraí quer ser conhecida como a Cidade do Audiovisual. Juntos, o ‘Luz, Câmera, Educação!’ e o Festival vêm transformando a vida dos jovens e construindo uma nova cidade. O projeto vem se mostrando poderosa ferramenta de transformação social e ainda por cima traz uma grande contribuição para o cinema nacional, na medida em que forma plateia e revela talentos. Por essa razão, ele pode e deve ser replicado em todo o país.

O Brasil tornou-se uma potência em futebol por ter um campo em cada esquina. Seremos uma potência em cinema quando tivermos uma oficina em cada escola. E não há nada mais poderoso do que o audiovisual para transmitir valores. Quanto do patriotismo americano podemos atribuir ao cinema? Como o ‘american way of life’ foi disseminado em várias partes do mundo? Cinema é também questão de soberania nacional.

Roberto Monzo Filho é secr. de Trabalho e Desenv. Econ. de Barra do Piraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário